Aula de violino e musicalização infantil

Fernanda Rocha de Mattos é natural de Sete Lagoas, MG, onde nasceu em 7 de dezembro de 1981.

Começou a estudar violino aos 9 anos, com a professora Regina Borato.

Participou de 4 Cursos de Férias, de 1990 à 1992,  com o professor Mauro Gomes, da UFRS, em Sete Lagoas, MG.

Aos 13 anos, passou a estudar na Escola de Formação de Instrumentistas de Cordas, do SESIMINAS, em Belo Horizonte, com a professora Luciene Villani. Durante esse período, integrou a Orquestra de Câmara Jovem e o Grupo de Violinos, da EFIC, participando de apresentações e atividades paralelas.

Fernanda de Mattos integrou também o Madrigal Renascentista, de Belo Horizonte, como soprano, por um período de 3 anos, com o qual participou de uma turnê pela Europa, na temporada de 2000.

Em 2003, participou do projeto Aquiry, atuando ao lado de grandes instrumentistas brasileiros, como Cláudio Cohen, Ludmila Vinecka, Glesse Collet. e Guerra Vicente, que formam o Quarteto de Brasília, e outros.Patrocinado pela Petrobrás, o Projeto Aquiry foi realizado por uma orquestra composta por instrumentistas convidados. Iniciando suas apresentações pela cidade de Brasília, o grupo seguiu para Goiás, Mato Grosso, Rondônia, culminando com a apresentação da Ópera “Aquiry, a Luta de um Povo”, de Mário Brasil, em Rio Branco, capital do Acre.

Bacharelou-se em Violino pela Universidade Federal de Minas Gerais, em novembro de 2006, sob a orientação do professor Max Teppich. Durante o Bacharelado, integrou a Orquestra Sinfônica da ESMU, o Quarteto de Cordas Vivace e o Quarteto de Cordas Amabille.

Como violinista da Orquestra Sinfônica da ESMU, atou como Solista e participou da realização da Ópera A Flauta Mágica de Mozart e do Oratório A Criação, de Haydn.

Participou como convidada da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em alguns concertos, e atuou na Montagem da Opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehar, em Ipatinga-MG.

Graduou-se em 2008, em Licenciatura em Música, pela UFMG.

Atuou, como violinista, ao lado dos cantores e compositores Milton Nascimento e Lô Borges, da Fafá de Belém,do Padre Fábio de Melo, da Daniela Mercury, da Banda Roupa Nova , do saxofonista e flautista, Derico Sciotti, o conhecido Derico do Sexteto do Jô, do cantor e compositor Flávio Venturini, da cantora e compositora Ana Carolina,  do cantor e compositor Nando Reis, do cantor e compositor Guilherme Arantes, da Banda 14 Bis, da cantora e compositora Sandra de Sá, e também, do cantor e compositor Tunai.

Participou de cursos de musicalização infantil ministrados por professores conceituados, como Julia Holanda e Maive Arndt.

Já se apresentou no Programa do Jô, na Rede Globo de Televisão.

Foi professora do curso de extensão da UFMG de 2005 à 2009.

Atualmente, integra a Orquestra de Câmara Opus, de Belo Horizonte, MG, com a qual gravou dois CDs ( Orquestrando Brasil e Compositores Britânicos) e participou de Turnê no Peru, em 2011, e na Europa, em 2012 ;  o Quarteto de Cordas Apassionato; é professora de violino do Projeto Orquestra Jovem, de Matozinhos/MG e do Projeto Sementes, de Barão de Cocais/MG. Também é professora de musicalização infantil do Instituto Peter Pan e da Escola Andrea Ladeira, ambas de Sete Lagoas, MG.

Musicalizar uma criança é dar a ela acesso e condições para compreender o que se passa no plano da expressão e no plano do significado quando ouve ou executa música. É proporcionar ferramentas básicas para a compreensão e utilização da música como forma de linguagem.

Nos conteúdos das aulas são trabalhadas diferentes atividades musicais, como as de apreciação, interpretação, criação e improvisação sobre diversos gêneros, que vão desde o cancioneiro popular e folclórico, quanto ao clássico. Também  são Utilizados jogos e brincadeiras musicais para que as aulas sejam divertidas, atraentes e consistentes.

Benefícios que a Musicalização Infantil oferece às Crianças

    • Desenvolve a criatividade, a autoestima e a capacidade de expressão por meio da linguagem musical
    • Promove o contato com o mundo sonoro, a percepção rítmica, melódica e harmônica
    • Promove a participação ativa dos alunos como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores
    • Favorece a integração social, desperta e desenvolve o trabalho em equipe e a autoconfiança
    • Torna acriança receptiva e sensível à música
    • Trabalha a concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora
    • Estimula o desenvolvimento intelectual, auditivo e sensorial

SOBRE O VIOLINO

O violino é classificado como instrumento de cordas friccionadas, que são instrumento cujo som á produzido pela fricção da crina de um arco sobre as cordas. É o mais agudo dos instrumentos de sua família (que ainda possui a viola o violoncelo e o contrabaixo). Corresponde ao Soprano da voz humana e possui quatro cordas (Mi4, Lá3, Ré3, Sol2). O timbre do violino é agudo e brilhante. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), pela fricção da parte de madeira do arco (col legno), ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.
Nas aulas de violino serão trabalhadas técnicas e fundamentos do instrumento, leitura e teoria musical, proporcionando ao aluno um desenvolvimento correto e gradativo, que permitirá a aplicação do conteúdo no repertório desejado.
As aulas podem ser individuais ou em grupo e têm duração de 50 minutos.

Benefícios de se Estudar Música

  • Trabalha a coordenação motora
  • Aumenta a capacidade da sua memória
  • Desenvolve o trabalho em equipe
  • Melhora sua habilidade matemática, de leitura e interpretação de textos
  • Aumenta a concentração e atenção, o senso rítmico e melódico
  • Alivia o Stress

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Todos os Direitos Reservado @ Grupo Apassionato - Desenvolvido por Portal 37